Trending: Vale pode assumir administração do Parque Nacional da Serra do Cipó Homem é assassinado em Santa Luzia e populares se aglomeram para acompanhar perícia Jovem de 24 anos é assassinado a tiros em galpão, em Santa Luzia Homem é arrastado por enxurrada e desaparece em Santa Luzia Mulheres acusadas de torturar idosos em Santa Luzia tem prisão preventiva decretada Agentes de segurança fazem manifestação na Cidade Administrativa
Portal Linha Verde

Em Pedro Leopoldo, Escola da Gestante incentiva aleitamento materno

Pedro Leopoldo - 10/08/2018 - 14:46 184 Visualizações
Em Pedro Leopoldo, Escola da Gestante incentiva aleitamento materno

Instituído em todo o Brasil em 2017, o Agosto Dourado ressalta a importância da amamentação e o valor do leite materno para o perfeito desenvolvimento dos bebê nos primeiros seis meses de vida. Em Pedro Leopoldo, o mês de celebração do aleitamento materno tem destaque na Escola da Gestante, promovida na Clínica de Saúde da Mulher e da Criança, onde todos os meses são atendidas cerca de 180 grávidas.

Conduzidos pela médica pediatra Maria de Lourdes da Costa e a enfermeira Virgínia Silva Pereira, os encontros são oportunidade para que as mães possam tirar dúvidas e receber orientações preciosas sobre os cuidados com o bebê. “Na Escola da Gestante trabalhamos com todos os temas para preparar as futuras mamães para os cuidados gerais com o bebê. É uma ação muito importante para a saúde e fortalecimento dos vínculos”, explica Virgínia.

A amamentação é um assunto recorrente nos encontros, que acontecem todas as quintas-feiras pela manhã. Mitos, como a existência de “leite fraco”, a flacidez dos seios em decorrência da amamentação e a necessidade de suplementar a mamada, são desfeitos pelas profissionais de saúde, sempre dispostas a orientar e acolher as grávidas em um período marcado por grande expectativa.

De acordo com Maria de Lourdes, o leite materno possui tudo o que a criança precisa na fase inicial da vida. Além prevenir diversas doenças, o gesto de amamentar estreita os laços entre mãe e bebê. “O aleitamento materno é o fator protetor dos bebês, no seu crescimento e desenvolvimento, e na prevenção a várias doenças. Além de saúde pela transferência de anticorpos, a amamentação estimula a afetividade, gerando vínculos consistentes que irão fortalecer o desenvolvimento afetivo, intelectual e prevenir distúrbios psicossociais no futuro”, esclarece.

A Clínica de Saúde da Mulher e da Gestante atua como referência de médio risco e risco habitual para as 14 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de dar cobertura à região central e a oito bairros não atendidos pela ESF. As futuras mães que desejam participar das atividades da Escola da Gestante devem procurar a clínica.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.