Trending: Prefeitura de Santa Luzia realiza mutirão para evitar casos de dengue Conheça as novidades das escolas particulares de Lagoa Santa PM apreende seis armas que seriam vendidas em Santa Luzia Incêndio destrói galpão da Ascapel em Pedro Leopoldo Moradores de Santa Luzia serão obrigados a usar máscaras ao sair de casa Homem é executado com oito tiros em Pedro Leopoldo
Portal Linha Verde

Detentos vão participar de cerimônia de Lava-pés em Pedro Leopoldo

Pedro Leopoldo - 18/04/2019 - 17:12 287 Visualizações
Detentos vão participar de cerimônia de Lava-pés em Pedro Leopoldo

Detentos do presídio de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vão participar da celebração de Lava-pés, uma das mais tradicionais da Igreja Católica. A cerimônia, que repete ato de humildade de Jesus na Última Ceia, está prevista para as 16h desta quinta-feira (18).

O arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, vai lavar os pés dos detentos. A unidade tem capacidade para 65 pessoas e atualmente abriga 132 presos.

Segundo a arquidiocese, nesta celebração, os presos representam os apóstolos, que tiveram os pés lavados por Cristo, antes de ser levado até a cruz.

Na ocasião, é celebrada também a instituição da eucaristia e do sacerdócio. Cristo, na noite em que ia ser entregue, ofereceu a Deus o seu corpo e o seu sangue, na forma do pão e do vinho, e os entregou a seus discípulos.

A Origem do Lava Pés

A cerimônia de Lava Pés é designada como um rito onde os pés são lavados, em sinal da renovação dos votos de religiosidade por conta do fiel. O costume se originou, provavelmente, nos costumes primitivos, onde as pessoas tinham os pés lavados ao visitar um parente ou amigo. Conta-se que o ritual era feito da seguinte maneira: Quando a visita chegava a sua casa, o chefe da família solicitava que um servo trouxesse uma bacia, água e lavasse os pés do visitante.

Tal costume também aparece em trechos do Velho Testamento, que é um volume da Bíblia. O lava pés também significa a humildade de uma pessoa para com a outra, sendo isso evidenciado em João 12, onde a irmã de Lázaro, Maria de Betânia, lavou os pés de Jesus, em forma de agradecimento por este ter trazido Lázaro, que era um grande amigo de Jesus e havia falecido após uma grave doença, de volta à vida.

O Cristianismo primitivo, por muitas vezes chamado de "Igreja Antiga" também praticava muito o rito de lava pés, geralmente em pessoas santas, por considerar que o ato era um sinal de piedade, submissão e humildade.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês