Trending: Motorista irritado por não receber FGTS põe fogo em ônibus no Terminal Morro Alto Homem é preso em Santa Luzia após executar três ex-companheiras Prefeitura de Santa Luzia pretende reabrir hospital fechado há cinco anos em 20 dias Inscrições estão abertas para Casamento Comunitário em BH Santa Luzia tem primeiro caso de coronavírus confirmado Santa Luzia promove campanha de vacinação antirrábica 2018
Portal Linha Verde

Coronavírus: metroviários prometem paralisação total a partir de segunda-feira

Belo Horizonte - 22/03/2020 - 08:42 418 Visualizações
Coronavírus: metroviários prometem paralisação total a partir de segunda-feira

Usuários do metrô de Belo Horizonte precisam ficar atentos. Os metroviários prometem parar a circulação, a partir de 00h de segunda-feira, devido ao aumento exponencial do coronavírus.

A decisão pela paralisação total do serviço por tempo indeterminado foi divulgada na noite deste sábado e partiu da diretoria executiva do Sindicato dos Metroviários de Minas Gerais (Sindmetro-MG).

"Segunda-feira não haverá trens circulando nas estações do sistema metroviário de Belo Horizonte", informou o presidente do sindicato que defende a categoria, Romeu Machado. Isso porque, segundo ele, houve uma tentativa de negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para que o número de funcionários fosse reduzido, o que não teria sido acatado. "Propusemos a circulação de acordo com a demanda daqueles empregados que exercessem atividade essencial. Entretanto, não fomos atendidos", disse.

Ele pontuou sobre o risco de transmissão do vírus aos trabalhadores e aos usuários. "Foi uma decisão difícil, pois achamos que isso seria feito por parte da empresa, das autoridades - visando à preservação dos trabalhadores e de todos os usuários - já que o metrô é um grande vetor de transmissão do vírus", acrescentou.

O presidente do sindicato ainda afirma que insumos como máscaras álcool em gel não foram disponibilizados para os trabalhadores até o momento.

Horário reduzido

Começou a valer nesse sábado a redução de horário do metrô: das 6h às 9h e das 16h30 às 20h. A decisão foi tomada na sexta-feira, após uma reunião de superintendentes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Durante a semana, vários boatos de paralisação do metrô em função do coronavírus circularam pelas redes sociais. A CBTU negou, garantindo que o sistema funcionará, inclusive, com o acompanhamento da Comissão de Higiene e Prevenção. Os profissionais fazem o monitoramento de perto as situações nos trens e estações, seguindo todas as orientações dos órgãos de saúde.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês