Trending: Festival de comida da roça começa neste domingo Agentes de segurança fazem manifestação na Cidade Administrativa 'Mulher fica na sanfona para ser sarrada', diz suspeito preso por assédio Moradores fecham rodovia por temor de barragem em Conceição do Mato Dentro PF desarticula quadrilha envolvida em fraude de R$ 2,9 milhões do INSS Drone fecha Aeroporto de Confins na noite deste domingo
Portal Linha Verde

Vespasiano melhora resultados da educação e ultrapassa meta definida pelo MEC

Vespasiano - 26/11/2018 - 19:44 670 Visualizações
Vespasiano melhora resultados da educação e ultrapassa meta definida pelo MEC

Com o objetivo de ampliar a qualidade dos resultados na gestão das escolas, a Prefeitura de Vespasiano, por meio da Secretaria de Educação,implantou na rede municipal de ensino a Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada, que tem como meta desenvolver uma estrutura integrada para as áreas pedagógica, acadêmica, administrativa e financeira. O sistema de gestão da Fundação de Desenvolvimento Social chegou à Vespasiano com o patrocínio da Cimentos Liz, apoiadora do programa.

No dia 23 de novembro aconteceu, no Palácio das Artes Nair Fonseca Lisboa, a apresentação dos resultados do GIDE Avançada. A secretária municipal de educação, Laís de Castro Brant, diretores, professores e representantes das 25 escolas municipais expuseram as melhorias conquistadas através da metodologia aplicada, como evolução dos alunos no aprendizado, mais recursos didáticos para os professores nas salas de aula e relatórios práticos para acompanhamentos administrativos.

Segundo a secretária de educação, em 2016 Vespasiano estava com o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avaliado em 5,6 pontos (pontuação Fraca). "O Município estava no penúltimo lugar entre as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com a nova administração, Vespasiano alcançou a pontuação 6, considerada Muito Boa. O ensino municipal conseguiu ultrapassar a meta estabelecida pelo MEC que era de 5,9 pontos", disse ela.

A secretária municipal de educação Laís Brant enfatizou ainda que a GIDE é fundamental para elevar o IDEB: "estamos analisando e discutindo resultados nas escolas como nunca fizemos antes. As escolas trabalham com direcionamento e estão se transformando", exclama. Disse ainda que a parceria de empresas locais é importante para o desenvolvimento de Vespasiano e que a Cimentos Liz foi assertiva na escolha deste projeto.

A professora Maria Helena Godoy, diretora técnica dos projetos da FDG e idealizadora da GIDE Avançada, em sua palestra sobre Liderança parabenizou Vespasiano: "os diretores são grandes líderes e estão com o foco no resultado. A secretária Laís está mobilizando as escolas para que todas acertem o mesmo alvo: o IDEB".

A prefeita Ilce Rocha reconheceu o ótimo desempenho dos profissionais da educação municipal e agradeceu a compreensão de todos que têm contribuído e fazendo o melhor para os alunos, mesmo diante das dificuldades financeiras que a Prefeitura tem passado, devido à falta de repasses de verbas por parte do Governo Estadual. "Estamos nos esforçando muito, fazendo remanejamento de despesas para mantermos uma merenda de qualidade, o transporte escolar e o pagamento dos servidores municipais em dia. A dívida do Estado com Vespasiano já passa dos 38 milhões de reais, sendo R$ 18.569.729,60 somente referente ao Fundeb, destinados à área de educação – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica. Estamos buscando a solução para o repasses devidos, mas até agora não houve resposta do Governador Fernando Pimentel", declarou a prefeita.

O projeto GIDE Avançada na Secretaria de Educação de Vespasiano

Em 2018, a metodologia deu início dentro das 25 escolas municipais que atuam com o ensino fundamental I e II. Na secretaria de educação tem a Equipe GIDE, composta pela coordenadora Ana Rita Viana, as assessoras de gestão Lorena Santos, Raquel Costa, Winnie Xavier e Camila Costa, sob a orientação das consultoras da FDG, Rosângela Torres e Pollyanna de Paulo, que acompanham sistematicamente os processos das escolas, auxiliando as equipes in loco, garantindo que cada uma realize o trabalho de forma eficaz.

A professora Maria Helena Godoy, diretora técnica de projetos educacionais e idealizadora do GIDE Avançada, Dr. Orlando Euler de Castro, conselheiro de administração superior da Fundação de Desenvolvimento Social e Renata Cunha de Oliveira,diretora de comunicação da Empresa Cimentos Liz, estiveram presentes para a apresentação de resultados e participaram também da entrega dos certificados para os representantes das 25 escolas.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês