Depois de apenas meio dia de paralisação, os motoristas da empresa Saritur, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, informaram que vão retornar às atividades nesta terça-feira (9). A princípio, os funcionários decidiram manter a greve por tempo indeterminado, mas, um acordo com a empresa vai suspender a greve.
O protesto contra a retirada de benefícios e as condições de trabalho mobilizou cerca de cem funcionários da empresa Saritur, que opera 30 linhas tanto em Vespasiano como no Move metropolitano.
O advogado representante dos manifestantes, Rômulo Soares, informou que os funcionários deram um prazo para a Saritur ajustar algumas questões administrativas, e, caso não haja mudanças, a categoria irá entrar em greve novamente. "Interpomos e voltamos trabalhar normalmente amanhã (terça-feira). Se não tiver mudanças para melhor esta semana, iremos parar novamente na próxima segunda (15)", garantiu.
Segundo o advogado, a paralisação afeta cerca de 95% do transporte público municipal em Vespasiano.
"A empresa disse que irá atender algumas coisas administrativas no decorrer da semana", afirmou.
A reportagem tentou falar com os representantes na garagem, mas não foi recebida.
Reivindicações
"Não há repasse para a conta do FGTS, temos trabalhadores com nove anos de empresa e com apenas 30% do dinheiro depositado em conta. Alguns foram demitidos quando questionaram essa situação. Além disso, o vale-refeição tem previsão para ser cancelado no próximo mês. Não pedimos direitos novos, e, sim, que sejam mantidos os direitos já adquiridos", expressou o advogado.
Ainda segundo o defensor, o protesto não tem representação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH e região metropolitana (STTRBH).
"Não queremos o sindicato aqui presente, pois ele não representa mais a categoria. Ele está há anos deixando de apreciar os direitos da categoria", ressaltou.
Deixe sua opnião sobre o assunto.