Três vereadores de Santa Luzia denunciam ter sido ameaçados pelo prefeito Delegado Christiano Xavier (PSD), após um vídeo do prefeito divulgado em seu perfil em uma rede social.
No último sábado (31), o prefeito fez uma transmissão ao vivo em seu perfil reclamando do processo de cassação do mandato dele que está sob análise na Câmara. Christiano Xavier cita, nominalmente, os vereadores Sandro Coelho (PSB), César Lara (PCdoB) e Vagner Guiné (MDB).
"Estou indignado com a palhaçada deste impeachment armado que estão fazendo aí pra gente. Um absurdo. E montaram uma tal de comissão processante de três vereador (sic)", disse o prefeito.
O vereador Sandro Coelho (PSB) disse que foi sorteado para ser o presidente da comissão processante e que esta foi formada porque a Câmara recebeu uma denúncia e pedido de impeachment contra o prefeito. A comissão processante foi aberta no dia 6 de agosto e tem 90 dias para analisar a denúncia.
"Nós não temos nada contra o prefeito. Simplesmente, vamos investigar o caso se é verdade ou não", disse Coelho.
O vereador ainda afirmou que ele e os outros dois vereadores vão se encontrar com um delegado da cidade para registrar um boletim de ocorrência denunciando ameaça do prefeito contra eles.
Segundo Sandro Coelho, a ameaça está caracterizada em uma parte do vídeo publicado pelo prefeito.
"Já que eles estão querendo guerra, vão (sic) pra porrada, vão pro confronto, entendeu? Vão pro pau então", disse Christiano Xaiver no vídeo.
Por nota, a assessoria de comunicação de Christiano Xavier disse que o prefeito também registrou boletim de ocorrência nesta segunda-feira (2) por causa de ofensas que recebeu de um dos vereadores que compõem a comissão, mas sem dizer o nome.
Ainda no texto, o prefeito disse também que "não concorda em ver uma comissão de impeachment formada apenas por adversários políticos".
E terminou o comunicado explicando que na transmissão feita na rede social "apenas solicitou que a votação referente ao processo de impeachment ocorra fora do horário comercial, para que tanto ele quanto a população possam acompanhar.
Troca de prefeitos em Santa Luzia
Em setembro de 2017, a então prefeita de Santa Luzia, Roseli Pimentel (PSDB), foi presa por suspeita de envolvimento na morte de um jornalista da cidade. Maurício Campos Rosa, dono do jornal O Grito, foi morto no dia 17 de agosto de 2016.
Oito dias depois, a ex-prefeita também foi alvo de mandados em uma operação que investigava fraudes em licitações e desvio de verbas envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde.
Mas, em abril do mesmo ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) já havia cassado a chapa de Roseli e Fernando César, vice-prefeito, e desta decisão coube recurso.
A saída definitiva de Roseli Pimentel se deu somente em maio de 2018, quando ela renunciou ao cargo. Fernando César também renunciou. A defesa de Roseli sempre sustentou que ela é inocente das acusações.
O então presidente da Câmara dos Vereadores, Sandro Coelho (PSB), ficou como prefeito da cidade até a eleição extemporânea, em junho de 2018. O Delegado Christiano Xavier foi eleito prefeito com 54,38% dos votos.
Deixe sua opnião sobre o assunto.