Trending: Agente penitenciário é preso em Santa Luzia com drogas e celulares dentro de presídio Apresentador de TV é acusado de racismo: 'Se fosse bom, seria Montebranco' Celulares são apreendidos dentro de cela do presídio de Santa Luzia Hospital de Campanha da Aeronáutica faz atendimentos gratuitos em Lagoa Santa Itinerário dos ônibus de Vespasiano e Santa Luzia serão alterados neste domingo Justiça Federal suspende Plano Diretor de Lagoa Santa por risco ambiental
Portal Linha Verde

Principal hospital de Santa Luzia enfrenta crise financeira por falta de repasses da prefeitura

Santa Luzia - 14/03/2025 - 15:26 301 Visualizações
Principal hospital de Santa Luzia enfrenta crise financeira por falta de repasses da prefeitura

A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas) informou, nesta sexta-feira (14 de março), que o Hospital São João de Deus, principal referência da saúde de Santa Luzia, enfrenta uma crise financeira devido à falta de repasses da prefeitura pelos serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A entidade reforçou que segue acompanhando a situação e espera que a Prefeitura de Santa Luzia regularize os pagamentos o quanto antes, para que o hospital continue oferecendo atendimento de qualidade à população do município e região.

Sobre um possível fechamento do hospital São João de Deus, a Federessantas afirmou que apenas a instituição pode se manifestar a respeito. A Prefeitura de Santa Luzia foi procurada para esclarecimentos e ainda não se manifestou sobre o assunto.

O que diz a Secretaria de Saúde de Minas Gerais?

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o hospital São João de Deus foi incluído no módulo Valor em Saúde, da Política de Atenção Hospitalar Valora Minas, a partir de setembro de 2024. Dessa forma, a pasta reiterou que disponibiliza o valor anual previsto de R$ 1.272.704,45 para o referido hospital, conforme o cumprimento de indicadores e metas estabelecidos pelo programa. 

"Conforme o cronograma, o valor é repassado em três parcelas quadrimestrais. Até o momento, foi realizado o repasse ao Fundo Municipal de Saúde de Santa Luzia, em 1 de novembro de 2024, no montante de R$ 424.234,82, referente à parcela quadrimestral de setembro a dezembro/2024. Além disso, em 13 de fevereiro de 2025, outra parcela no mesmo valor foi repassada ao Fundo, cobrindo a parcela quadrimestral de janeiro a abril de 2025. Dessa forma, não há repasses da SES em atraso para o Hospital São João de Deus", apontou a secretaria.

A SES-MG ressaltou que o repasse dos valores do Valora Minas para os hospitais de municípios que possuem gestão plena da saúde, como é o caso de Santa Luzia, é feito por meio de transferências ao Fundo Municipal de Saúde. "Cabe aos gestores do Fundo realizar devidamente os repasses à instituição de saúde, conforme pactuado em deliberação entre os representantes da SES-MG e dos municípios mineiros", finalizou a pasta.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês