Acontece nesse sábado, dia 22 de setembro, uma edição especial da Raízes do Campo - A Feira Agroecológica de Jabó + Feira de Artesanato de Jabó com programação em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado, organizada pela Amanu - Educação, Ecologia e Solidariedade com diversos parceiros!
Representa mais um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar agroecológica e do extrativismo como modelos de desenvolvimento para o campo, gerando renda para as comunidades em harmonia com a natureza.
Todo segundo e quarto sábado do mês na Praça Nossa Senhora da Conceição, no município de Jaboticatubas, 36 famílias agricultoras produzem e comercializam uma enorme diversidade de alimentos: verduras e legumes, PANC's (Plantas Alimentícias não Convencionais), plantas medicinais da horta e do cerrado, grãos, biscoitos, bolos, alimentos do cerrado, alimentos processados de origem animal, adubo verde, sementes crioulas, raízes e frutas de época, além de lanches, quitandas e petiscos.
A Feira ocorre em parceria com a Feira de Artesanato de Jaboticatubas, organizada pela Prefeitura. Jaboticatubas, com 80% da área do Parque Nacional da Serra do Cipó, se insere em uma paisagem de forte potencial para o turismo e para o desenvolvimento rural sustentável com preservação ambiental. Os moradores têm orgulho de sua cultura, muito representada pelas festas e tradições rurais.
Dentro desse contexto, a Raízes do Campo é, atualmente, um patrimônio da cidade, reconhecida por seus organizadores, frequentadores e parceiros por oferecer alimentos de qualidade para a cidade; por preservar a cultura alimentar da região com a oferta de alimentos locais que vinham se perdendo ou não tinham a valorização devida; por oferecer alternativa de venda justa para agricultores familiares; por gerar renda para as mulheres do campo e por ser um dos importantes movimentos agroecológicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, articulado com uma série de outros movimentos na região.

Deixe sua opnião sobre o assunto.