Trending: Homem esfaqueia ex em Santa Luzia e é denunciado por passageiro de ônibus durante a fuga Jovem é morto a tiros em Santa Luzia Homem é preso em Vespasiano com 266 caixas de produtos hospitalares roubados Santa Luzia lança programa para pagamento de impostos atrasados Montagem grosseira diz que prefeito de Lagoa Santa foi condenado Pedido de cassação de mandato de prefeito de Santa Luzia é arquivado
Portal Linha Verde

Uso de máscara passa a ser obrigatório em ônibus metropolitanos e intermunicipais

Belo Horizonte - 07/05/2020 - 20:05 501 Visualizações
Uso de máscara passa a ser obrigatório em ônibus metropolitanos e intermunicipais

Passageiros de ônibus intermunicipais e metropolitanos devem, obrigatoriamente, usar máscaras em Minas. Os motoristas só poderão iniciar ou prosseguir a viagem se todos dentro dos coletivos estiverem com o equipamento de proteção. A Deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19 nº 40 foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (7/5) e passa a ser exigida a partir de domingo (10/5).

O controle de embarque e permanência dos passageiro deverá ser feito pelas concessionárias e empresas responsáveis pela prestação dos serviços de transportes coletivos do Estado. A nova regra também será fiscalizada pelas autoridades sanitárias e órgãos de Segurança Pública.

"Esta é mais uma medida importante para a saúde dos usuários. Novamente, a colaboração da população será fundamental para o cumprimento da regra, que traz mais segurança para quem necessita utilizar o transporte público", destacou Eriênio Souza, superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

A utilização de máscaras já era obrigatória para os funcionários das empresas que operam o transporte coletivo de passageiros, como motoristas e agentes de terminais e estações de transferência, desde 14 de abril.

Uso adequado

De acordo com recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), a máscara deve ser posicionada no rosto de modo a cobrir toda a região do queixo, boca e nariz, devendo estar bem ajustada, sem espaços frouxos entre ela e a face. Deve-se evitar tocar ou ajustar a máscara enquanto estiver usando ou quando retirá-la. Se for tocada, deve-se higienizar suas mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.

Vale ressaltar que a utilização das máscaras é parte das medidas preventivas. Desta forma, a população deve continuar seguindo com as lavagens frequentes das mãos e das superfícies, o isolamento social e a redução de fluxos, contatos e aglomeração de pessoas, para a prevenção ao contágio pelo coronavírus.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês