Trending: Vítima de disparo em Vespasiano comemorava seu primeiro dia de trabalho Soterramento em obra deixa trabalhador morto e outro ferido em Santa Luzia Mulher grávida tem veículo tomado de assalto em São José da Lapa Projeto de Lei pretende remover veículos abandonados em Matozinhos Grupo Pró Vespasiano arrecada mantimentos para Natal Solidário Carro roubado cai em quintal em santa luzia
Portal Linha Verde

Apresentador de TV é acusado de racismo: 'Se fosse bom, seria Montebranco'

Belo Horizonte - 10/07/2019 - 17:57 369 Visualizações
Apresentador de TV é acusado de racismo: 'Se fosse bom, seria Montebranco'

Um comentário feito pelo apresentador Stanley Gusman, da "TV Alterosa", trouxe indignação e revolta na internet. O âncora do programa "Alterosa Alerta" é acusado de racismo após tentar zombar do Ibope durante uma conversa com um repórter.

"Eu sei quem é o dono do Ibope. É o Montenegro (Carlos Augusto Saade Montenegro, atual presidente do instituto). Se fosse bom, seria 'Montebranco'", comentou Gusman enquanto o repórter mostrava-se visivelmente desconfortável durante o link ao vivo que aparecia no telão do programa.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) repudiou a atitude do jornalista e tratou como "inaceitável" a ofensa de conotação racial. O sindicato pediu que o caso seja punido e reafirmou sua luta contra o racismo.

RACISMO É CRIME

A Constituição Federal de 1988 determina, no Art. 3, inciso XLI, que "Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação"; e no Art. 5º, inciso XLI, que "a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais".

O Brasil possui legislação para punir o racismo, tanto por meio da Lei 7.716, de 1989 (Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor), como no Código Penal (art. 140,§ 3º - crime de injúria racial), além da nossa Constituição Federal (art. 5º XLII), que considera a prática do racismo crime inafiançável e imprescritível.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês