Encontre estabelecimentos perto de você:

Notícias

Turismo na Serra do Cipó estará liberado no feriado de Corpus Christi

08/06/2020 às 16:54 • Em Serra do Cipó

A Prefeitura de Santana do Riacho, onde fica a Serra do Cipó, liberou atividades turísticas a partir da próxima quarta-feira (10) – que antecede o feriado prolongado – com medidas para evitar aglomerações. A cidade chegou a decretar lockdown no início de maio.

De acordo com o Decreto nº 041/PM511/2020, fica autorizada a retomada de bares, restaurantes, pousadas e outras atividades econômicas não essenciais, que deverão obedecer a uma série de regras impostas, como capacidade máxima de 50% da ocupação.

O decreto mantém ainda, por tempo indeterminado, a suspensão de casas de shows e eventos, salões de festas e centros comunitários, clubes, praças esportivas públicas e privadas.

A prefeitura ressaltou que o uso das máscaras faciais é obrigatório para adentrar nos estabelecimentos.

Poderão retomar ao funcionamento, de forma monitorada e em escala reduzida, as atividades comerciais dos estabelecimentos abaixo:

- Academias, estúdios de pilates e yoga;
- Agência de serviços da Cemig;
- Alimentação fora do lar no Distrito da Serra do Cipó: bares, restaurantes e lanchonetes;
- Escolas de instrução e treinamento para habilitações de motoristas - Autoescolas;
- Igrejas e templos de qualquer credo ou religião;
- Meios de hospedagem localizados no Distrito da Serra do Cipó: pousadas, hostels, e casas de aluguel de temporada devidamente inscritas e registradas na Junta Comercial e Receita Federal;
- Salão de beleza e barbeiros;

Horário de funcionamento

Os estabelecimentos flexibilizados para funcionamento aberto ao público também deverão cumprir o seguinte horário nos períodos:

- Alimentação fora do lar — entre 11h às 20h. Após este período poderão realizar "tele entrega (delivery)";
- Supermercados, padarias e demais comércios essenciais (regra não aplicada a postos de combustíveis e farmácias) - deverão permanecer fechados no feriado de Corpus Christi das 16h do dia 10 até às 7h do dia 15. Posteriormente, fica mantido o lockdown nos finais de semana até o dia 30 do corrente, ou seja, das 16h de sexta-feira até às 7h de segunda-feira.
- Postos de combustíveis e farmácias estão autorizados a funcionar em horário normal.

Lapinha da Serra

A liberação não se aplica ao povoado de Lapinha da Serra, sede e demais comunidades rurais. O decreto manteve a suspensão até o próximo dia 24 para as atividades comerciais e prestação de serviço não essenciais nessas localidades.

Próxima etapa

O decreto de flexibilização informou ainda as próximas etapas de liberação das atividades. A partir do próximo dia 25 poderão retornar ao funcionamento, de forma monitorada e em escala reduzida, pousadas, bares, restaurantes e lanchonetes em todas as localidades do município.

Atrativos turísticos no distrito da Serra do Cipó também serão permitidos desde que possuam mecanismos de controle de entrada e saída de pessoas de forma mecanizada/automatizada, com portaria de controle de acesso.

Somente a partir do dia 25 que serão permitidas áreas de camping e outros meios de hospedagem localizados no distrito da Serra do Cipó. Receptivos turísticos, guias de turismo, condutores locais, operadores de atividades e transportadoras turísticas também só retomam a partir da segunda fase.

Coronavírus na cidade

Para evitar a propagação do coronavírus, a cidade estava com as atividades turísticas suspensas desde 27 de março deste ano.

Santana do Riacho não teve nenhum caso de coronavírus. Foram 33 casos notificados e nove casos descartados para COVID-19. Segundo a prefeitura, um caso é monitorado (paciente que não se enquadra para realização de teste); 23 pacientes estão em alta do isolamento domiciliar (apresentaram melhoria 14 dias após o início dos sintomas).

Deixe seu comentário

Veja também:

Cães tiveram os testículos arrancados em Vespasiano

25/08/2021

Um ataque criminoso contra dois cães vira-latas no bairro Nova Granja, em Vespasiano, chocou policiais penais do presídio feminino da cidade. Os cachorros vivem na região e são alimentados pela…

Santa Luzia registra primeira morte pela variante Delta da COVID-19

31/08/2021

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.Segundo a SES-MG, a primeira vítima fatal da Variante Delta, da COVID-19, em Santa Luzia,…

Corpo de mulher desaparecida em Santa Luzia é encontrado dentro de brejo

25/08/2021

O corpo de Cintia Alves de Almeida, de 42 anos, que estava desaparecida desde o dia 14 de agosto, foi encontrado dentro de um brejo que fica nos fundos da…

Motorista bêbado e sem CNH é preso após se envolver em acidente em Santa Luzia

05/09/2021

Um homem, de 41 anos, foi preso em flagrante pelos militares da 71º CIA, do 35º Batalhão da PMMG, no início da tarde deste domingo (05), após se envolver em…

'Ratão' é preso em flagrante enquanto furtava a Sede da Melhor Idade em Santa Luzia

31/08/2021

Apelidado de "Ratão da barriga branca" pelo prefeito de Santa Luzia, Delegado Christiano Xavier, o criminoso já estava na mira do governante após invadir a Sede da Melhor Idade, no…

Trabalhador é assaltado ao sair de empresa na MG-424

18/09/2021

Um trabalhador foi assaltado ao sair do serviço, às 18h30, na rodovia MG-424, em São José da Lapa. O crime foi praticado na sexta-feira (17).A vítima contou aos policiais que…

Após discussão, homem foi assassinado com tiros na cabeça em Santa Luzia

19/08/2021

Um homem de 23 anos foi assassinado com tiros na cabeça depois de uma discussão na Rua Manoel Alves Branco, no bairro Santa Matilde, em Santa Luzia, no fim da…