Encontre estabelecimentos perto de você:

Notícias

Santana do Riacho autoriza hotéis e pousadas a receber turistas

11/04/2021 às 09:23 • Em Serra do Cipó

Naquele que é o pior momento da pandemia, a Prefeitura de Santana do Riacho autorizou o expediente de hotéis e pousadas, até mesmo para 'hóspedes de maneira geral', ou seja, turistas. A oficialização aconteceu por meio de decreto assinado pelo prefeito Fernando da Farmácia (DEM) nessa quinta (8/4).

De acordo com o decreto, os serviços de hospedagem só podem funcionar de segunda até sexta-feira, com 50% da lotação máxima no caso do público em geral. Excursões por meio de vans e ônibus, contudo, continuam proibidas.

 A medida vai contra as normas definidas na onda roxa do programa Minas Consciente, do governo do estado. A Região Central, onde está Santana do Riacho, ainda está inserida na fase mais restritiva do plano.

A deliberação 130 do Comitê Extraordinário COVID-19 do Executivo estadual permite que hotéis e pousadas recebam apenas trabalhadores dos serviços essenciais, como a área da saúde, supermercados e postos de combustível.

Esses estabelecimentos também podem servir como local de isolamento de pessoas com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus. Ou seja, nunca para a atividade turística.

Vale lembrar que a Serra do Cipó, um dos principais roteiros turísticos de Minas Gerais, está situada dentro de Santana do Riacho. O parque nacional é o lar de diversas cachoeiras, que atraem inúmeros turistas a cada ano.

O mesmo decreto também autoriza celebrações religiosas presenciais em Santana do Riacho. Apesar de não indicadas pelos infectologistas, elas são permitidas pelo governo estadual.

Governo se manifesta

Procurada, a administração Romeu Zema (Novo) informou que a Advocacia-Geral do Estado, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e a Defensoria Pública Estadual "atuam em conjunto para que todos os 853 municípios sigam, em nome da vida e da saúde pública, as diretrizes determinadas".

O governo ressaltou que há "possibilidade de ajuizamento de ação judicial". Porém, "o primeiro e mais eficaz caminho é o trilhado" a partir do diálogo, "no âmbito extrajudicial".

A situação pode parar na Justiça, como aconteceu com a Prefeitura de São Lourenço, no Sul do estado. Isso porque a adesão à onda roxa é obrigatória. Não há autonomia dos prefeitos.

Conforme o painel COVID-19 do governo do estado, Santana do Riacho registra 187 casos confirmados da virose. Desses, dois resultaram em mortes.

Deixe seu comentário

Veja também:

Polícia prende suspeito por posse ilegal de arma de fogo em Lagoa Santa

06/05/2021

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta quinta-feira (6/5), prendeu em flagrante um homem, de 30 anos, por posse ilegal de arma de fogo em Lagoa Santa.Durante cumprimento de…

Jovem de 17 anos é detido após estuprar criança de 10 anos em Vespasiano

29/04/2021

Uma história que começou pelas redes sociais, terminou na delegacia de Vespasiano. Um rapaz, de 17 anos, é suspeito de ter violentado uma menina, de 10 anos. O crime foi…

Motorista perde o controle e carro cai em córrego em Santa Luzia

02/05/2021

Um homem ficou ferido na madrugada deste domingo (2) após o carro que ele dirigia cair em um córrego à margem da avenida Brasília, em Santa Luzia. O acidente ocorreu…

Bombeiros resgatam corpo de homem que se afogou em Confins

18/04/2021

Um homem, de aproximadamente 30 anos, morreu afogado em uma lagoa em Confins neste domingo (18). O corpo da vítima ainda está submerso na água e equipes do Corpo de…

Homem de 57 anos é preso suspeito de estuprar criança de 3 anos em Vespasiano

06/05/2021

Um homem de 57 anos foi preso pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (5), suspeito de abusar sexualmente de uma criança de 3 anos, no bairro Gávea, em Vespasiano. O suspeito…

Motociclista tem a perna esmagada após colidir com carro em Pedro Leopoldo

28/04/2021

Na manhã desta quarta-feira (28), por volta de 08:20, o piloto de uma moto ficou gravemente ferido após colidir com um carro, no bairro Santo Antônio da Barra, em Pedro…

Polícia apreende mais de 50 barras de maconha em esconderijo em Vespasiano

30/04/2021

Militares do 36º Batalhão Tático Móvel "estouraram" dois imóveis que serviam como uma espécie de almoxarifado do tráfico em Vespasiano.Após o levantamento do setor de inteligência do Batalhão, uma operação…