Encontre estabelecimentos perto de você:

Notícias

Justiça proíbe uso de animais durante o rodeio em Pedro Leopoldo

08/06/2022 às 14:20 • Em Pedro Leopoldo

A Justiça proibiu participações de animais em rodeio na cidade de Pedro Leopoldo. A participação estava programada para sexta-feira (10) e sábado (11). A organização do evento já recorreu da decisão.

A decisão é do juiz da comarca da cidade, Leonardo Guimarães Moreira. Ele deferiu uma tutela provisória de urgência e determinou que a empresa Pedro Leopoldo Rodeio Show Ltda. não explore na programação do evento equinos e bovinos.

A Associação Civil Princípio Animal ajuizou uma ação civil pública, alegando que, durante a 17ª edição do Pedro Leopoldo Rodeio Show, a ser realizada no Parque de Exposições Assis Chateaubriand, estava prevista a prática de rodeio, o que provocaria maus-tratos a animais.

Segundo os autos, o rodeio prevê as chamadas "montaria em touros" e "prova de três tambores", o que expõe os animais a sofrimento, sobretudo devido à utilização de sedém — corda amarrada à virilha de cavalos, touros e bois.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Pedro Leopoldo Rodeio Show alegou que irá adotar procedimentos exigidos por lei para dar "tratabilidade aos animais envolvidos no evento". Informou que possui contrato com uma empresa que prestará serviço médico no evento, contando com uma equipe de três médicos e quatro enfermeiros, além de ambulância com UTI móvel.

Disse ainda que os apetrechos técnicos utilizados pelos competidores, tanto no rodeio quanto da prova dos três tambores, não causariam ferimentos aos animais.

Após análise da documentação e pesquisa sobre o tema, o magistrado afirmou ter se convencido de que a prática do rodeio e da prova de tambor é nociva aos animais.

Os demais espetáculos já previstos no evento, como o show dos artistas, não terão alteração, segundo a decisão.

Deixe seu comentário

Veja também:

Duas pessoas morrem após carro atropelar capivaras na MG-020, em Santa Luzia

14/06/2022

Duas pessoas morreram e outras duas ficaram feridas após um carro atropelar capivaras que atravessavam a MG-020, altura no bairro Pinhões, em Santa Luzia. O acidente aconteceu na madrugada deste…

Idosa é morta em Vespasiano e marido é suspeito

20/06/2022

Uma idosa foi assassinada em Vespasiano na tarde deste domingo (19). De acordo com a Polícia Militar (PM), ela e o marido foram encontrados sem vida dentro do apartamento onde…

Dois homens são mortos ao tentar assaltar policial militar em Santa Luzia

20/06/2022

Dois jovens, de 18 e 20 anos, foram mortos por um policial militar ao tentarem assaltá-lo na madrugada deste domingo (19), em Santa Luzia. De acordo com o Boletim de…

Por causa de ciúmes, homem coloca fogo na casa da ex-namorada em Vespasiano

06/06/2022

Um homem de 48 anos foi preso, na noite desse sábado (4), suspeito de colocar fogo na casa da ex-companheira, em Vespasiano. O suspeito confessou o crime e disse que…

Cidades da Grande BH voltam a exigir o uso de máscaras

07/06/2022

O alto número de novos casos de Covid-19 no Brasil nas últimas semanas fez com que Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana começassem a recomendar – e, em alguns…

Policia prende suspeito de matar jovem por causa de disputa do tráfico em Vespasiano

15/06/2022

As polícias Civil e Militar fizeram nesta quarta-feira (15) uma operação contra alvos suspeitos de participação no assassinato de um jovem, de 19 anos, em Vespasiano.Um homem, de 21, foi…

Homem é morto em Confins após cobrar dívida de R$ 12

20/06/2022

Uma cobrança de R$ 12 em um bar terminou com um homem esfaqueado e morto no bairro Lagoa dos Mares, em Confins, neste domingo (19).Testemunhas contaram à Polícia Militar que,…