Encontre estabelecimentos perto de você:

Notícias

Secretário de Lagoa Santa e 150 servidores aparecem em lista de fura-filas

16/06/2021 às 17:19 • Em Lagoa Santa

Uma lista com pelo menos 150 servidores de Lagoa Santa é investigada por suspeitas de furar a fila da vacinação contra a Covid-19.

A denúncia aponta ainda que o atual secretário de Saúde da cidade, Gilson Urbano, foi imunizado ainda em fevereiro, quando as poucas doses eram disponibilizadas para profissionais da saúde que atuavam com o tratamento da doença e idosos acima de 90 anos. Conforme o vereador Leonardo Daher (PL), a lista só foi obtida depois que a Justiça foi acionada.

"Entrei na Justiça, com mandado de segurança, e tive acesso. Lá está todo mundo que tomou. Na época, as pessoas que foram imunizadas não podiam ter tomado", contou o parlamentar. 

Além do secretário, aparecem na listagem arquitetos, motoristas, vigias e até profissionais que atuavam em home office, contrariando as recomendações do Plano de Imunização contra a Covid-19. "Até agora a prefeitura não falou nada, e isso é uma ação que já vem há quase 70 dias andando na cidade, estou alertando disso há muito tempo. E a gente sabia que tinha algo errado pela demora em entregar a lista", enfatizou.

Câmara pode pedir afastamento do secretário

Os vereadores de Lagoa Santa se reúnem na próxima sexta-feira (18) para definir os rumos das investigações. Segundo Leonardo Daher, pode ser aberta uma CPI na Casa e até buscar o afastamento do secretário. O parlamentar ainda vai solicitar a quebra do sigilo do documento para que a lista se torne pública.

Para o advogado especialista em direito público, Diego de Araújo Lima, caso seja confirmada a irregularidade na vacinação, o secretário pode sofrer diversas sanções. "Ele é punido com a impossibilidade de contratar com a administração pública, exercer cargo público, multa. Além de incorrer com a questão da improbidade administrativa por furar a fila, ele pode incorrer nas questões penais de peculato", explicou.

Em nota, a Prefeitura de Lagoa Santa informou que "até o presente momento não recebeu nenhum comunicado da Câmara Municipal de Lagoa Santa em relação às questões da vacinação contra a Covid-19 no município". De acordo com o Executivo municipal, todos os fatos serão esclarecidos sobre os procedimentos adotados em relação ao Plano Municipal de Imunização.

Deixe seu comentário

Veja também:

Polícia encontra cocaína em mala e passageira é presa no Aeroporto em Confins

28/07/2021

Uma mulher de 23 anos foi presa na tarde desta terça-feira (27), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, após desembarcar de um voo oriundo de Cuiabá, no Estado do…

Polícia Civil prende suspeito de estuprar enteada de apenas 12 anos em Matozinhos

04/07/2021

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nessa sexta-feira (02/07), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 27 anos, suspeito de abusar sexualmente da enteada, de apenas 12…

Casal de idosos é encontrado morto após casa pegar fogo em Jaboticatubas

25/07/2021

Um casal de idosos foi encontrado morto, na manhã deste sábado (24), após a casa que eles moram pegar fogo em Jaboticatubas.De acordo com a Polícia Militar, Wilk Ferreira de…

Criança fica na linha de tiro entre bandidos e é atingida no rosto em Santa Luzia

15/07/2021

Um menino de apenas 10 anos foi atingido por três balas perdidas no fim da manhã desta quarta-feira (14/7), na rua Pedro Aleixo, no bairro São Benedito, em Santa Luzia.…

Proposta de homenagem a Rayssa Leal causa polêmica em Santa Luzia

29/07/2021

A pista de skate da Praça da Juventude, no Conjunto Cristina, em Santa Luzia, será inaugurada em breve. E, de acordo com a prefeitura, há uma proposta para que ela…

Homem mata taxista em Lagoa Santa e usa o carro para passear com a namorada

08/07/2021

Um homem de 22 anos suspeito de roubar, matar e jogar o corpo de um taxista, de 67 anos, na Lagoa do Sumidouro, em Pedro Leopoldo, foi preso nesta quarta-feira…

Homem morre atropelado ao tentar atravessar a MG-010, em Jaboticatubas

28/07/2021

Um homem de 55 anos morreu ao ser atingido por um carro, na MG-010, na noite desta terça-feira (27). O acidente aconteceu na altura do quilômetro 52, região conhecida como…