Encontre estabelecimentos perto de você:

Descobrindo as cidades

Conheça

Vespasiano

Fundação

O desenvolvimento da cidade ocorreu juntamente com o crescimento da capital Belo Horizonte. As primeiras populações começaram a se instalar na região em 1745 e era composta por mineradores em busca de riquezas minerais no local. Anos antes, em 1738 foi instalada a 1ª Cia de Ordenança de Minas Gerais no lugarejo.

Expansão

Em 1853, D. Mariana Joaquina da Costa, natural de Santa Luzia, e seu conjuge Joaquim da Fonseca Ferreira se fixaram em seu patrimônio na região central de Vespasiano, na época, Fazenda do Capão. Antigamente as terras da cidade pertenciam a Mariana que, após ficar cega devido a um descuido ao mexer com plantas desconhecidas, acabou sendo enganada e extorquida por várias famílias que vieram de fora e tomaram suas terras.

O povoado cresceu de forma rápida e recebeu o nome de Arraial do Capão. A economia da região baseava-se na agricultura, pecuária e, mais tarde, a indústria do cal.

O nome do território teve sua última alteração em 1894 com a inauguração da Estrada de Ferro Central do Brasil. O nome Vespasiano veio do antigo administrador da ferrovia, Cel. Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e Silva. A ferrovia causou grande influência em aspectos socioeconômicos, aumentando o fluxo de pessoas e mercadorias para a cidade.

História recente

Em 18 de dezembro de 1915, Vespasiano se tornou um território independente do município de Santa Luzia e teve sua emancipação em 1948.